sábado, 30 de novembro de 2013

Jader Fontenelle Barbalho - QUEM É:

Jader Fontenelle Barbalho (Belém27 de outubro de 1944) é um político e empresário brasileiro. Em sua carreira política foi vereador, senador, deputado, governador e ministro. Ele é o pai de Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, e ex-marido da deputada federal Elcione Barbalho filho de Laércio Wilson Barbalho, sobrinho do ator Lúcio Mauro e primo de Lúcio Mauro Filho.
Em sua carreira, Jader Barbalho foi alvo de várias denúncias de corrupção e malversação de recursos públicos. Ele é o proprietário do Grupo RBA de Comunicação e do jornal Diário do Pará, e um dos acionistas da TV Tapajós, afiliada à Rede Globo. Com início humilde em Belém, Jader tornou-se um milionário após várias décadas na política.
Jader Barbalho renunciou ao cargo de senador em 2000, sob denúncia de desvio de verbas públicas da SUDAM, do Banpará e do INCRA. Jader foi preso por alguns dias, e a SUDAM foi fechada. Mas Jader tornou a ser eleito deputado federal em 2002 e 2006 e senador em 2010. Em 2010, ele foi considerado inelegível, como ficha-suja , mas conseguiu reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal.
Jader Barbalho apoiou os governos Fernando Henrique Cardoso e Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anônimos não serão publicados