quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reajuste dos Aposentados - Projeto indexa aposentadoria ao salário mínimo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), que corrige benefícios do INSS para os 8,3 milhões de aposentados que ganham acima do mínimo. O projeto de Paim, que já foi aprovado pelo Senado e agora só está à espera da votação no plenário da Câmara, diz que os aposentados que ganham acima do piso da Previdência - que é o valor do salário mínimo - não podem perder o poder de compra que ganharam na hora da aposentadorias. Em síntese, o PL 4.434 vincula o valor do benefício à quantidade de salários mínimos do valor da aposentadoria no momento da concessão.

Paim defende essa recomposição dos benefícios previdenciários, que, na sua avaliação, têm de acompanhar o ganho real do salário mínimo nos últimos anos. É uma reivindicação antiga dos aposentados, que ganhou força na reta final do ano eleitoral. Para atender à reivindicação, o projeto prevê a criação do Índice de Correção Previdenciária (ICP). O índice corrige os valores atuais do benefício por meio de uma fórmula que faz com que os benefícios voltem a equivaler ao número de salários mínimos pagos à época da aposentadoria.

Um comentário:

  1. Nos os aposentados que contribuimos durante todo o periodo de trabalho com base em referencias do salario minimo, sem duvida, estamas prejudicados. Aguardamos que a camara realmente vote a favor, aprovando o projeto do senador Paulo Paim. Estamos de Olho...
    Eliana e Antonio Jose

    ResponderExcluir

Anônimos não serão publicados