terça-feira, 11 de maio de 2010

A Ficha do Brasil está atrasada

O BRASIL está no debate e na legislação sobre o Ficha Limpa.
Holanda, Bélgica, França, Austrália, Luxemburgo, Africa do Sul, Espanha, Alemanha, EUA e o vizinho Uruguai já têm legislação que impede os fichas-sujas, mostra levantamento da Câmara dos Deputados.
Esses países proíbem a candidatura em várias frentes, cada qual a seu modo. Na maioria deles, é impedida a candidatura de condenados por sentença em primeira instância - cuja proposta não prosperou aqui; em segunda, de quem responde a processos ou até é alvo de inquérito administrativo ou policial. Na Alemanha, por exemplo, uma curiosidade: quem fica inelegível também perde o direito ao voto. Prevê o parágrafo 13, item 1, da Lei Eleitoral Federal.
Vaivém Fernando Gabeira (PV), candidato ao governo do Rio, e Cesar Maia (DEM), o do Senado na chapa, ainda não se viram pessoalmente até hoje desde que começou o imbróglio do vaivém na chapa. Até o fechamento da coluna, estavam unidos.
Linha Maia diz que não se viram, mas há "sempre uma linha direta" PMDB-PT, uai Fernando Pimentel (PT) será o candidato ao Senado na chapa de Hélio Costa, que disputa o governo de Minas Gerais pelo PMDB.
Estratégia O suplente de Pimentel será o ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, dono de bom naco de votos na Zona da Mata de Minas, região de...
Itamar Franco (PPS), que também deve sair pelo Senado, mas apoiando Serra.
O Senador do Ano Na entrada do gabinete do senador Mão Santa (PMDB-PI), um grande painel lembra os mil discursos dele na Casa Alta, onde bate ponto de segunda a sexta: "Construindo a democracia e a grandeza do Piauí".
Procura-se O PT de São Paulo vive grande indefinição para o vice na chapa de Mercadante ao governo.
Será um nome do PDT, mas Paulinho da Força, que controla o partido, cozinha em banho-maria para capitalizar.
o nome de Emanuel, ex-prefeito três vezes de São José do Rio Preto.
Chilique petista No Ceará, não vai bem a relação da prefeita Luizianne Lins (PT) com o governador Cid Gomes (PSB). Na sexta passada, ela saiu do elevador e deixou o prédio onde ocorria um jantar porque Cid já estava lá. Detalhe: o jantar em homenagem à prefeita também.
Bahia, voltei O senador ACM Junior não será candidato. Volta para Salvador para cuidar das empresas de comunicação da família.
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anônimos não serão publicados