terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Corrupção


Fonte: BBC Brasil (http://newsforums.bbc.co.uk/ws/pt/thread.jspa?forumID=10402)
O Brasil melhorou sua posição, mas continua entre os países com maior índice de corrupção no mundo, segundo o relatório anual da organização Transparência Internacional (TI), divulgado nesta terça-feira.
O índice de percepção de corrupção reflete anualmente como cidadãos em diversos países veem o combate a este problema. O Brasil recebeu este ano 3,7 pontos, melhorando ligeiramente em relação ao ano passado, em uma escala que varia de 0 a 10. O país passou da 80ª colocação em 2008, para o 75º lugar, entre 180 nações enfocadas pelo estudo.
De acordo com a ONG, o Brasil está entre os nove países americanos que fracassaram em conseguir mais de 5 pontos, juntamente com Perú, Colômbia e México. “Todos, economias líderes na região, que deveriam se tornar bastiões anticorrupção, mas foram sacudidos por escândalos envolvendo impunidade, subornos, corrupção política e abuso da máquina pública”
De acordo com o relatório, a América Latina é a região com os piores índices nas Américas, com instituições fracas, práticas governamentais pobres e influência excessiva de interesses privados, fatores que continuam a minar esforços para promover desenvolvimento egualitário e sustentável.
Para você, quais são as razões da permanência do Brasil entre os países com maior percepção de corrupção do mundo? Você acha que estão sendo tomadas medidas suficientes para combater o problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anônimos não serão publicados